Bioquímica: glicídios

14/05/2013 21:26

    Os glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmentee por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.

    Os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. Abaixo você encontra alguns exemplos:

    

   

 

        Na imagem eu coloquei um exemplo de alimento com glicídios, o mel. O mel, por exemplo, contém o glicídio glicose.

 

 

 

 

 

           

        Na imagem mais um exemplo, a cana-de-açúcar, um alimento rico em sacarose (açúcar de cana), largamente utilizado no dia-a-dia.

 

 

    Um pouco de humor faz bem, e na imagem ao lado você encontra outro tipo de alimento que contém glicídios. O leite contém o açúcar lactose.

 

 

 

 

 

        Além de ter função energética, os glicídios exercem função plástica ou estrutural, pois participam da estrutura corporal dos seres vivos.

        Outro papel importante dos glicídios é participar da estrutura dos ácidos nucléicos, tanto do DNA como do RNA. O ATP, substância importante no metabolismo celular, também tem glicídios em sua composição, a ribose.

                

                            Classificação dos glicídios

        Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula, nos seguintes grupos:

       A) Monossacarídios - são os glicídios mais simples, com 3 a 7 átomos de carbono na molécula e fórmula geral Cn(H2O)n. Glicose, frutose e galactose, são alguns dos monossacarídios mais conhecidos.

        b) Dissacarídios - são constituídos pela união de dois monossacarídios. A reação de formação de um dissacarídios é uma síntese por desidratação, observe a imagem abaixo:

        

 

 

 

 

 

            Polissacarídios - compõem um grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de centenas ou mesmo de milhares de monossacarídios. Os polissacarídios são moléculas relativamente grandes, quando comparadas à maioria das outras moléculas, sendo por isso consideradas macromoléculas.

            Os polissacarídios são polímeros, isto é, suas moléculas são constituídas pela união de unidades idênticas ou semelhantes, denominadas monômeros.  Vamos discutir alguns exemplos de polissacarídios:

A) Amido - Substância característica das plantas e das algas. Suas moléculas são formadas pela reunião de milhares de moléculas de glicose de configuração alfa. O amido é a principal substância de reserva energética de plantas e algas.

                

   

        Ao lado a mandioca, um tipo de raíz que armazena uma grande quantidade de amido, e constitui uma das bases da alimentação humana.

 

 

 

 

B) Glicogênio - Os animais, inclusive a espécie humana, produzem em suas células esse polissacarídio. O glicogênio estocado no fígado e nos músculos representa uma forma de os animais armazenarem energia.

C) Celulose - Outro polissacarídio importantíssimo para o mundo vivo é a celulose, suas moléculas filamentosas e altamente resistentes são o principal componente da parede celular, o esqueleto básico das células vegetais. A celulose é uma importante fonte de alimento para muitos animais herbívoros, como os ruminantes, por exemplo, vacas, cabras etc.

        

 

        O papel da imagem acima, é formado por celulose, assim como as cadeiras e a mesa da cadeira de sua casa talvez também são.