Dicas importantes para o Enem

04/01/2013 16:09

 

A DISCIPLINA DE BIOLOGIA  NO EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO (ENEM):
 

    1- Comentários Gerais

Em 2012, 6.221.697 estudantes se inscreveram para realizar a prova do  ENEM, um número recorde de participações; seus resultados foram utilizados para selecionar 83.000 ingressantes no Ensino Superior Público  – através do Sistema de Seleção Unificada  – SISU. Assim, cada vez mais a prova ganha relevância no cenário educacional brasileiro, sendo fundamental conhecer  detalhes de sua estrutura.

 

    O exame do ENEM é uma prova diferenciada, pois além de aferir  conhecimentos relacionados aos conteúdos das disciplinas do Ensino Médio, procura avaliar aspectos importantes relacionados à postura crítica do estudante, sua capacidade de resolver situações-problema e de elaborar propostas de 
intervenção solidária.
    
    2- Estrutura e Organização do ENEM
      A estrutura do ENEM é organizada em cinco eixos cognitivos (comuns a todas as áreas de conhecimento):
 
I.  Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa  e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas 
espanhola e inglesa. 
 
II.  Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
 
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar  dados e informações representados de diferentes formas, para tomar 
decisões e enfrentar situações-problema. 
 
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas  em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para 
construir argumentação consistente. 
 
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na  escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
 
    Os eixos cognitivos mantêm relação com todas as áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologia, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias.
    
    3- Competências e Habilidades
 
    Cada área do conhecimento, por sua vez, apresenta uma série competências e habilidades relacionadas. Por exemplo,  citamos, a seguir, algumas Competências e Habilidades ligadas às Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
 
    Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em  degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos. 
    Habilidade 8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou  matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
    Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas. 
    Habilidade 30 – Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da  saúde individual, coletiva ou do ambiente.
 
    O exame do ENEM apresenta questões que analisam competências e habilidades, considera-se a capacidade de raciocínio, expressão, posicionamento  crítico, análise de fenômenos naturais. A prova do ENEM avalia, de forma abrangente, os alunos em seus vários aspectos cognitivos, diferente de outras provas que primam pela memorização de conceitos, fórmulas e conteúdos distantes da realidade do aluno.Há uma tendência das questões do ENEM solicitarem, de forma mais profunda, conteúdos relacionados ao Ensino Médio, fato que torna a prova mais eficiente na seleção dos candidatos ao ingresso no Ensino Superior.
 
    4-Os Assuntos de Biologia no ENEM
 
    Com um grau de exigência mais elevado, o candidato precisa se preparar com empenho para realizar o exame do ENEM. Consideramos importantes os 
seguintes assuntos de Biologia: 
 
    I-Ecologia:  Fluxo de Matéria e Energia nos Ecossistemas, Matrizes Energéticas Limpas para Produção de Energia Elétrica, Biocombustíveis, Poluição Ambiental: Efeito Estufa, Chuva Ácida, Bioacumulação...; Relações Ecológicas entre os  Seres Vivos, Sucessão Ecológica e Biomas Brasileiros.
 
    II-Doenças Infecciosas e Parasitárias: Viroses, bacterioses, protozooses e verminoses.
    IV-Biotecnologia: Células-Troncos, Organismos Geneticamente Modificados, Terapia Gênica e Clonagem.
    V-Evolução Biológica: Teorias evolutivas, abordagem evolutiva dos organismos e relações de parentesco evolutivo.
    VI- Fisiologia: Sistema digestório, sistema cardiovascular, sistema respiratório, sistema urogenital  – sempre com enfoque ligado à preservação da saúde e a hábitos saudáveis.
 
    Fonte: www.planetabio.com/ Acesso em 04/01/13.
 
    Mantenha-se sempre antenado ao site profbio...