A importância da molécula de DNA.

10/05/2013 23:03

    Quando eu pergunto atualmente sobre a importância do DNA, os alunos respondem de forma muito rápida, dizem: guardar as informações hereditárias. É incrível como esse conceito se disseminou. 

    O difícil tem sido relacionar a importância dessa molécula com a sua estrutura, afinal a elucidação da estrutura do DNA realizada por Watson e Crick auxília justamente na explicação desse fator. A implementação de esquemas como o que se encontra a seguir é de suma importância para a compreensão das suas funções.

    O DNA ou ADN, como preferirem, é realmente a molécula que possibilitou ao longo de inúmeras gerações de seres vivos, o compartilhamento de informações hereditárias, as diferentes populações que conhecemos hoje, compartilham dessa molécula, que foi a grande responsável pela diversificação da vida.

    O ADN, ácido desoxirribonucleico, é formado por duas fitas que se ligam através de pontes de hidrogênio, como pode ser observado na imagem ao lado. 

    Cada uma das fitas possui uma sequência de nucleotídios, e cada nucleotídio por sua vez é formado por um fosfato, a desoxirribose (um açúcar classificado como pentose) e uma base nitrogenada. São quatro os tipos de bases nitrogenadas presentes no DNA: (A)adenina, (G)guanina, (T)timina e (C)citosina.

    Existe uma regra de complementariedade, o nucleotídeo que possui a base adenina (A) se liga a um que apresente a base timina (T), ou vice-versa. Já o nucleotídeo que apresenta como base a guanina (G) liga-se a um com a base citosina (C).

    O DNA localiza-se no núcleo, nesse local ele se enrola em proteínas chamadas de histonas, tornando-se compactado e organizado, formando assim os cromossomos.

    A sequência de nucleotídeos constitui um gene, ou seja, informação para a produção de uma proteína ou de uma cadeia polipeptídica.

    Eu gosto de comparar o DNA a uma receita. As informações para o funcionamento e construção de um organismo encontram-se nessa molécula, fascinante, imagine, em nossas células existe um manual de instruções, show.

Por Renan de Jesus.

 

 

    A imagem abaixo esclarece a relação existente entre os cromossomos, o DNA e os genes. O DNA é a substãncia presente no núcleo dos seres eucariontes e que quando organizado e compactado forma os cromossomos. Já os genes são segmentos, trechos dessa substância.