Genética

02/01/2013 21:47

                                                                                Conceitos iniciais

    A genética estuda os mecanismos da hereditariedade, isto é, como que as características presentes em uma geração, (como por exemplo, nossos pais) podem ser passadas para as gerações subsequentes (filhos, netos, etc) ao longo do tempo. 

 

                                                                                    Genótipo

 

    O genótipo é o conjunto de genes de um indivíduo. Nesse caso, o genótipo é representado por letras de nosso alfabeto.Exemplo: AA, Aa, aa. BB, Bb, bb. CC, Cc, cc.

    Repare que nos genótipos estão representados os genes alelos, isto é, genes situados numa mesma posição ("lócus gênico") e relacionados a uma mesma característica: como cada qual é herdado de genitores (pais) distintos, esses alelos podem ser iguais ou diferentes entre si. O par de alelos encontra-se nos cromossomos homólogos, que nos organismos eucariontes diplóides, encontram-se aos pares; sendo um componente do genitor paterno e o outro, do genitor materno. Esses cromossomos são iguais no tamanho, formato, posição do centrômero e sequência de genes.

 

                                                                                    Fenótipo

 

    O fenótipo refere-se as características morfológicas ou fisiológicas observáveis por meio dos órgãos dos sentidos ou por testes clínicos. Exemplo: cor dos olhos, textura dos cabeloss, tonalidade da pele, tipo sanguíneo, nível de colesterol no plasma sanguíneo, etc. O fenótipo reúne características resultantes da ação do genótipo e do meio em que vivemos.

 

                                                                                   Probabilidade

 

    

    Probabilidade corresponde a chance de um evento desejado sobre a possibilidade de todos os eventos possíveis em análise, devemos levar em conte que todos sejam equiprováveis, ou seja, tenham a mesma chance de ocorrência.

    O exemplo abaixo demonstra como calculamos a probabilidade para determinado evento ocorrer.

 

P=     nº de eventos favoráveis

        ------------------------------------

        nº de eventos possíveis

 

Responda: Qual é a probabilidade de obtermos a face 2 ao lançar um dado não-viciado?

 

Resposta:                     1            

                          p=     ----                           No dado só há uma face 2 (evento favorável), enquantos os eventos possíveis são 6, já que no lançamento de

                                    6                            um dado, as chances de cair qualquer uma das faces são as mesmas.

 

    Eventos independentes (Regra do "e")

 

    Quando se deseja a ocorrência de vários eventos independentes e simultâneos, e que para cada caso se conhece a probabilidade parcial, calcula-se a probabilidade total multiplicando as probabilidades isoladas.

 

    Exemplo: Considere que o gene A confere pigmentação normal e o gene a determina o albinismo. Qual a probabilidade de um casal heterozigoto vir a ter uma filha albina.

 

    Resolução:  No problema acima existem dois eventos independentes, pois a chance de nascer uma filha (menina), não influencia na probabilidade de nascer uma criança albina.

                    Chances de nascer uma menina: 1/2, ou seja, 50%.

                    Chances de nascer uma criança albina:

                                                                                       

    Repare na imagem acima, que o indivíduo albino é representado por aa, e que as chances dele nascer são de 1/4, ou seja, 25%.

                                    1          1             1

   Logo, P1 X P2=         ----   X   ----    =     -----  

                                    2         4              8