Imagem de satélite mostra poluição extrema sobre a China.

16/01/2013 19:19

 

A forte poluição que afeta a China nos últimos dias, considerada como a pior da história do país, pode ser vista do espaço. Imagem feita no último sábado por um satélite lançado pela Nasa em parceria com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla eminglês) evidencia a situação enfrentada pela populaçãolocal.

Na foto, que mostra a região leste do país, as áreas brancas representam as nuvens naturais, enquanto a fumaça e outros poluentes aparecem em tom acinzentado, cobrindo o território.

As áreas brancas representam as nuvens, enquanto a fumaça aparece em tom acinzentado cobrindo o território
As áreas brancas representam as nuvens, enquanto a fumaça aparece em tom acinzentado cobrindo o território

Em algumas regiões de Pequim, o nível de poluição no sábado atingiu 993 microgramas por metro cúbico, bem acima dos 25 microgramas que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável. Apesar de ainda estar acima do recomendado, a situação já estava melhor na terça-feira, quando o índice alcançou 120 microgramas.

A forte contaminação do ar desde a sexta-feira passada multiplicou os casos de problemas cardíacos e respiratórios nos hospitais e desencadeou uma onda de vendas de máscaras e máquinas para filtragem do ar no País.

A segunda maior economia mundial se descuidou durante décadas do meio ambiente em prol de um rápido desenvolvimento industrial, o que produziu uma grave degradação de sua atmosfera, de seus rios e lagos. Segundo o Greenpeace, apenas em 2012 a contaminação do ar causou 8,5 mil mortes prematuras em Pequim, Xangai, Cantão e Xian.

 

Fonte: www.jb.com.br, acesso em 16/01/13